Novo cupom fiscal eletrônico
O novo cupom fiscal eletrônico (NFCE) passará a ser obrigatório no estado do Rio Grande do Norte a partir do dia 1ª de janeiro de 2017. O documento fiscal eletrônico que se dá mediante a venda para consumidores finais (pessoas físicas ou empresas não contribuintes) foi criado com intuito de substituir o antigo cupom fiscal e o ECF (emissor de cupom fiscal), tendo em vista que para impressão do mesmo era necessária uma máquina autorizada pela Receita Federal, um equipamento com custo de manutenção e aquisição muito alto, algo desnecessário com o NFCE. Já a impressora para NFC-e (térmica não fiscal), custa de R$ 450,00 a R$ 800,00.
Entre os benefícios para o empresário ou lojista está a redução do custo operacional, o aumento de número de caixas comprando equipamentos simples; a inexistência de leitura Z, permitindo fechamento e abertura de caixa a qualquer momento, possibilidade de venda móvel e desburocratização.
Já para o consumidor, as principais vantagens são a verificação em tempo real a validade da compra que fez; comodidade e segurança antes e depois do ato da compra; atendimento mais ágil e flexível, bem como a redução de filas.